HomeLista5 trilhas para fazer em Niterói, São Gonçalo e Itaboraí

5 trilhas para fazer em Niterói, São Gonçalo e Itaboraí

Desbrave e se encante com a natureza da nossa região

Não precisa ir muito longe para fugir um pouquinho da correria do dia a dia, e entrar em contato com a natureza. Separamos algumas trilhas que valem muito a pena conhecer.

Costão de Itacoatiara (Morro do Tocum, foto acima)

Para chegar até a trilha do costão é preciso seguir a esquerda da praia de Itacoatiara, na Região Oceânica de Niterói, e caminhar pela Rua das Papoulas até avistar o posto de recepção do Parque Estadual da Tiririca, que funciona das 8h às 17h. A partir daí começa a trilha, que leva a uma trifurcação. A direção do Costão é a da direita, e em pouco tempo chega a parte da escalaminhada. O caminho é um pouco íngrime.  Tudo leva em média uma hora.

Enseada do Bananal

Para a Enseada do Bananal o caminho é o mesmo feito para chegar até o Costão, apenas no momento da trifurcação é preciso seguir reto e logo estará na enseada no Bananal. A caminhada leva em média 40 minutos.

trilha-bananal

Pedra do Elefante (Alto do Mourão)

O caminho é o mesmo do Costão e da Enseada do Bananal. Sendo que na trifurcação a direção é a esquerda. Esse é o ponto mais alto do Parque Estadual da Serra da Tiririca e da cidade de Niterói, com 412 metros. O tempo médio de caminhada é de duas horas e há uma pequena escalaminhada em que é necessário o uso das mãos e dos pés para transpor alguns obstáculos.

Pedra-Elefante-div

Trilha de Santa Izabel

A Trilha de Santa Izabel te leva as cavernas de mesmo nome, que são um conjunto de 22 minas com aproximadamente 10 mil metros quadrados de extensão. É preciso ir acompanhado de alguém que conheça o caminho, pois a trilha é de mata fechada e há cobras. Pelo Centro do bairro gonçalense é possível fazer a caminhada em cerca de 50 minutos. As cavernas ficam dentro do terreno da Fazenda Santa Edwiges, mas são abertas ao público.

trilha-santa-izabel-div

Trilha da Coruja

A Trilha da Coruja, que fica no Pacheco, em Itaboraí, é um local muito usado para treinos de moutain bike. A trilha fica em frente ao Posto de Bambus.

trilha-da-coruja-pacheco-div

Importante: As trilhas devem ser feitas acompanhadas por alguém que conheça o caminho. Prefira roupas leves e se proteja do sol, com óculos escuros e boné. Leve uma mochila com garrafa d’água e alimentos leves e não esqueça de levar um celular com números de emergências de cidades próximas.

SERVIÇO

Rua das Papoulas, Itacoatiara, Niterói.
Parque Estadual Serra da Tiririca – 2638-4411.

Fazenda Santa Edwiges, em Santa Izabel
Telefone: 8857-9043 ou 9302-4577.

Powered by Rock Convert
Post Anterior
Mais de 3 milhões de preservativos serão distribuídos no Carnaval do Rio
Próximo Post
Cuidados com a alimentação na praia

Sem Comentários

Escreva uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.