19.9 C
São Gonçalo
sábado, abril 20, 2024

Como surgiu a Sexta-Feira 13? Veja curiosidades

Leia Mais

Hoje, sexta-feira 13, terá lua cheia pela primeira vez em 20 anos. Será um sinal?

 

Quem nunca teve curiosidade de saber por que a sexta-feira 13 é considerada um dia de má sorte? Será que existe alguma explicação histórica para isso?

 

A data é cercada sim, de mitologia e superstições, mas sua origem pode ser explicada de acordo com diversas fontes.

 

No mundo cristão, a superstição em torno da data está relacionada à Última Ceia, da qual participaram 13 pessoas (Jesus e seus 12 discípulos) na noite de Quinta-Feira Santa. No dia seguinte, uma sexta-feira, Jesus seria crucificado por soldados romanos. O número 13, portanto, está associado a Judas Iscariotes, o último a chegar à ceia e traidor de Cristo.

 

Na mitologia nórdica, o 13º convidado incômodo também aparece. Segundo a lenda, o mal e a agitação foram introduzidos no mundo pela aparição de Loki, o deus da trapaça e da travessura, em um jantar no Valhala, o gigantesco salão de 540 portas situado em Asgard. Como 13º participante, ele perturbou o equilíbrio dos 12 deuses presentes e armou uma briga que resultou na morte de um deles, Baldur.

 

Nos Estados Unidos, estudos apontam que pelo menos 10% da população têm medo do número 13. A cada ano, o medo ainda mais específico da sexta-feira 13 resulta em perdas financeiras superiores a US$ 800 milhões. Várias pessoas evitam casar-se, viajar ou mesmo trabalhar nessas datas. Há relatos, ainda, de construções feitas sob a superstição, que não têm o 13º andar, por exemplo, pulando do 12 para o 14, inclusive pela numeração do elevador.

 

Entre os vários eventos traumáticos ocorridos em sextas-feiras 13 estão: o bombardeio alemão ao Palácio de Buckingham (setembro de 1940); um ciclone que matou mais de 300 mil pessoas em Bangladesh (novembro de 1970); o desaparecimento de um avião da Força Aérea do Chile nos Andes (outubro de 1972); a morte do rapper Tupac Shakur (setembro de 1996); o acidente do navio de cruzeiro Costa Concordia na costa da Itália, que matou 30 pessoas (janeiro de 2012). Porém, como a história revela, não há dias determinados para acontecerem tragédias.

 

Fonte: Revista Planeta

 

 

Notícias Relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas Notícias

plugins premium WordPress