20.8 C
São Gonçalo
sábado, abril 20, 2024

Google revela que YouTube faturou mais de R$ 60 bilhões com anúncios em 2019

Leia Mais

O YouTube teve faturamento com anúncios de US$ 8,15 bilhões em 2017, US$ 11,15 bilhões em 2018 e US$ 15,15 bilhões em 2019, equivalente a mais de 60 Bilhões de reais.  Só no quarto trimestre do ano passado, foram US$ 4,7 bilhões, e isso não leva em conta os US$ 750 milhões em assinaturas e outras receitas que não vieram de publicidade.

Enquanto isso, o YouTube Music Premium e o YouTube Premium têm uma base combinada de mais de 20 milhões de assinantes. Os serviços oferecem uma experiência sem anúncios e permitem ouvir áudio em segundo plano no celular e tablet. Eles custam R$ 16,90 e R$ 20,90 por mês, respectivamente.

Nos EUA, existe ainda o YouTube TV, que permite fazer streaming de canais de TV aberta e paga. Ele custa US$ 49,99 mensais, pode ser compartilhado entre até seis pessoas, e dá espaço ilimitado na nuvem para gravar programas e assisti-los depois. São 2 milhões de clientes no total.

É difícil comparar as assinaturas do YouTube com outros serviços, porque cada um tem uma proposta diferente. A Netflix possui 167 milhões de usuários pagantes, o Amazon Music tem 55 milhões de assinantes, enquanto o Apple Music conta com 60 milhões.

Google tem crescimento de receita abaixo do esperado

Sundar Pichai, CEO do Google e da Alphabet, não disse por que a empresa decidiu divulgar esses dados pela primeira vez. Talvez seja para distrair de um fato negativo: a receita total teve o pior crescimento desde 2015, derrubando as ações em até 5% após o fechamento dos mercados.

No quarto trimestre de 2019, a Alphabet teve receita de US$ 46 bilhões, alta de 17% em relação ao mesmo período do ano anterior. (Os investidores estavam acostumados com crescimentos de 20% ou mais.) Desse total, US$ 27,2 bilhões vieram das buscas e dos anúncios; enquanto US$ 2,6 bilhões correspondem à plataforma de nuvem Google Cloud.

Há ainda a categoria “Outros”, que engloba vendas de hardware — como o Pixel e o Google Home — além dos anúncios do YouTube; a receita aqui foi de US$ 5,3 bilhões. Considerando todas as divisões da empresa, o lucro foi de US$ 10,7 bilhões.

Fonte: VentureBeat, Mashable, The Verge, Tecnoblog

Notícias Relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas Notícias

plugins premium WordPress