24.6 C
São Gonçalo
sexta-feira, abril 19, 2024

Maricá é a segunda cidade no Brasil em Educação Especializada

Leia Mais

Maricá é a segunda melhor cidade do país no atendimento a crianças com necessidade de educação especializada. O dado faz parte do Censo Escolar de 2018, divulgado pelo Ministério da Educação. Atualmente, 90% dos alunos que necessitam de atenção especial são atendidos na rede municipal de ensino, contra 6,5% na rede estadual e 3,5% em escolas particulares.

 

A gerente de Inclusão Educacional da Secretaria de Educação, Helen Silvia Ribeiro de Azevedo, explica que o ótimo resultado atingido por Maricá – que fica atrás apenas da capital federal, Brasília – é fruto de um trabalho desenvolvido na cidade desde 2009, e que hoje atende a 838 crianças (aumento de 16,5% em relação a 2018), com variados tipos de deficiência.

 

Deste total, cerca de 550 recebem atendimento nas salas bilíngues (voltadas para alunos surdos), nas salas específicas para baixa visão e cegueira, e nas salas de recursos, equipadas com materiais pedagógicos que auxiliam na aprendizagem.

 

Na Escola Municipal Carlos Magno Legentil de Mattos, no Centro de Maricá, dos 700 alunos do 1° ao 5° ano, cerca de 60 recebem atendimento especializado. A agente inclusiva da unidade, professora Daniela Mota, explica que a sala de recursos é usada sempre no contraturno – as crianças que estudam de manhã fazem as atividades à tarde, e vice-versa. O trabalho é individual ou em pequenos grupos, de acordo com o tipo de deficiência.

 

Na sala bilíngue da escola, a professora Helen Rosa e a instrutora Gilvana Amorim trabalham sempre juntas para alfabetizar os alunos com deficiência auditiva em Português e em Libras – Gilvana, que ensina a linguagem de sinais, também é deficiente auditiva.

Notícias Relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas Notícias

plugins premium WordPress