24.9 C
São Gonçalo
quarta-feira, abril 24, 2024

Moradora de Niterói faz exposição sobre investigações em torno do ovo

Crédito: Marcelo Hallit

‘Quando nascer (ou morrer) não é uma escolha’ tem entrada gratuita no Espaço Cultural Correios

O Espaço Cultural Correios Niterói recebe, a partir de 17 de agosto,  “Quando nascer (ou morrer) não é uma escolha”, terceira exposição individual de Laura Freitas. Na mostra, a artista explora as simbologias e apreensões imagéticas do ovo.

 

Ao todo serão expostas cerca de oito obras, entre desenhos, esculturas e pequenas instalações, nas quais desenhos em carvão sobre papéis rasgados e costurados com linha de algodão se unem a cascas de ovo quebradas e reconstruídas com atadura gessada e costura.

 

Há, ainda, a série recente “Tu és pó”, na qual a artista quebra o carvão negro e as cascas de ovos brancos até virarem pó. A exposição tem inauguração aberta ao público às 15h, e segue em cartaz até 19 de outubro.

Laura Freitas, que vive e trabalha em Niterói, possui longa trajetória em costura através da produção autoral de roupas femininas e, desde 2013, vem se dedicando integralmente à produção artística. Em seu trabalho, ela investiga as diversas possibilidades do tecer como um fazer que liga, dá forma e corpo; um fazer que sutura, prende e liberta.

 

Em seu processo artístico, a linha e a agulha não se limitam ao tecido, desafiam matérias rígidas e/ou frágeis, percorrendo diferentes caminhos. O ovo tem sido uma matéria reincidente em seus trabalhos em propostas de reflexão sobre nascimento-vida-morte, sobre a vulnerabilidade, a fragilidade, erros e imperfeições, sobre proteção e correr riscos.

“Há um constante destruir e reconstruir, que melancolicamente persisto como tentativa de preservação, no refazer das cascas através de gesso, ataduras, agulha e linha. Os desenhos aparecem como esboços das possibilidades de caminhos e aberturas”, diz a artista.

 

De acordo com a curadora Fernanda Pequeno, “nos trabalhos de Laura, as vulnerabilidades do ovo são exploradas, assim como seu caráter de abrigo e proteção, mas também de ameaça. Afinal, viver é pisar em ovos o tempo inteiro”.

 

O Espaço Cultural Correios fica na Av. Visconde do Rio Branco, 481 – Centro, Niterói. Visitação de segunda a sábado, das 11h às 18h (exceto feriados). Entrada franca.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress