HomeCulturaQuinta tem ‘Festival de Verão Arte na Rua’ em Itaipu, Niterói

Quinta tem ‘Festival de Verão Arte na Rua’ em Itaipu, Niterói

 

O Festival de Verão Arte na Rua Jazz & Blues recebe nesta quinta-feira, 5 de dezembro, a partir das 20h, o baterista Pascoal Meirelles com seu trio formado ainda pelo baixista Sérgio Barrozo e pelo pianista Natan Gomes. O evento acontece no Bar Máfia, em Itaipu. No repertório, temas autorais, além de MPB instrumental e Standards do jazz norte americano.

 

Sobre Pascoal Meirelles

 

Graduado em música pela Berklee College of Music, em 1979, Pascoal tem background suficiente para transitar por todos os ambientes musicais. A lista de cantores e músicos com os quais dividiu palco e disco, após o retorno ao Brasil, é enorme: Gonzaguinha, Hélio Delmiro, Maysa, Wagner Tiso, Chico Buarque, Edu Lobo, Luís Bonfá, Elis Regina, Tom Jobim (com quem gravou o histórico disco Terra Brasilis, de 1977), Ivan Lins, entre outros.

 

Apesar de ser mais conhecido como baterista – e um dos mais concorridos da MPB – um dos instrumentos que Pascoal Meirelles mais gosta pra se expressar é o piano. É com ele que compõe suas canções. “O piano lida com a harmonia e é um pouco percussivo também. É com ele que faço as canções”, diz o músico.

Powered by Rock Convert

 

Sua carreira solo conta com 18 CD’s autorais e indicações aos prêmios Sharp, como melhor arranjador, e Tim, como melhor disco por Tributo à ArtBlakey. Ao mesmo tempo que gravava seus discos solo, formou em 1982, com o soprista Mauro Senise, o Cama de Gato, um dos grupos instrumentais mais importantes do Brasil nos anos 1980/90. O baixista niteroiense Arthur Maia, integrou o Cama de Gato por mais de 30 anos.

 

Na parte educacional, é professor convidado para lecionar não somente bateria como MPB nas melhores Universidades do Brasil e do Mundo. Em 2012 foi chefe de departamento de percussão da Berklee College of Music – Ecuador/Network. Lançou também em DVD a peça escrita por ele para três baterias denominada “Triunvirato” e ainda um livro didático pela editora Irmãos Vitalle denominado “A Bateria Musical”. Um documentário sobre a sua carreira musical, denominado Ostinato, e sua mais recente paixão, o CD, “Marés” podem ser encontrados nas plataformas digitais.

 

SERVIÇO

Festival de Verão Arte na Rua Jazz & Blues
Pascoal Meirelles Trio
Data: 05 de dezembro, quinta-feira
Horário: 20h

 

Local: Bar da Mafia
Endereço: Estrada Francisco da Cruz Nunes, 9777 – Itaipu
Telefone: 2609-6524

Post Anterior
Dançarinas do Cras Salgueiro brilham no palco do Teatro Municipal de Niterói
Próximo Post
Campeonato de Futevôlei estreia categoria feminina em Maricá

Sem Comentários

Escreva uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.